Relatório de Gestão SCALIFRA-ZN: 2021 a 2024

Authors

Inês Alves Lourenço
SCALIFRA-ZN

Synopsis

O objetivo deste relatório é apresentar os resultados da gestão do Plano de Médio Prazo (2021-2024) da Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis - Zona Norte (SCALIFRA-ZN), destacando a dinâmica participativa e democrática estabelecida para vivenciar as ações em rede e atender os objetivos propostos no planejamento estratégico. Bem como, apresentar os projetos que estão em andamento e que precisam de atenção para o ano seguinte. A ênfase estratégica da gestão centrou-se na necessidade de crescimento da cultura de rede. Uma educação em rede precisa ser tecida com o fio de ouro da colaboração e da boa vontade para gerar uma cultura de amor, de pertencimento e de envolvimento de todos os profissionais das instituições. Os encontros colaborativos ocorridos nos Grupos de Trabalhos (GTs), formados com profissionais das escolas de Educação Básica e da Universidade Franciscana, evidenciaram a intencionalidade de crescer juntos, trocando conhecimentos e serviços, no fortalecimento do carisma institucional. Na busca de ser rede, alinha-se o caminho para uma educação de excelência com conexões, olhares e ferramentas apresentadas ao longo deste relatório, que são essenciais para a transparência, a eficiência e a eficácia que a diretoria buscou dar ao processo. A dinâmica colaborativa, estabelecida na gestão, buscou atender os objetivos estratégicos, seguida pela análise dos resultados das ações empreendidas, dando ênfase na formação continuada oferecida aos profissionais. A seguir, apresenta-se as principais realizações das Escolas Franciscanas e Universidade Franciscana (UFN) na missão educacional. São pertinentes as palavras de Peter Drucker: “A gestão é fazer as coisas corretamente; a liderança é fazer as coisas certas”. Nesta perspectiva, e sempre respeitando o posicionamento dos gestores, buscou-se um olhar inclusivo para todas as instituições, e ao mesmo tempo, um olhar individualizado, que priorizou as potencialidades e necessidades de cada uma. Nesta abordagem, a mantenedora trabalhou para atender ao todo, valorizando a importância de cada instituição educacional e acadêmica, no seu contexto social.

Procurou-se alcançar as metas definidas no plano estratégico, para superar as dificuldades decorridas da pandemia, que afetaram, diretamente, todas as instituições. Os esforços centraram-se nos objetivos estratégicos da formação franciscana e na elaboração colaborativa dos referenciais educativos da rede. Buscou-se criar uma cultura digital integradora de ambientes e metodologias inovadoras para favorecer a aprendizagem e a interconectividade, e garantir uma gestão educacional aprimorada e proativa. E assim, responder as exigências do mundo acadêmico contemporâneo, a saber, digital e tecnológico. Ao pensar em gestão educacional, objetivou-se a formação dos profissionais, que exercem esta função determinante na ação educativa, pois, sobre estes, recai a missão não só de ensinar novos conhecimentos, mas, principalmente, testemunhar Princípios, Valores e Atitudes Franciscanas. E, para enriquecer, a missão educativa das instituições foi oferecido o Itinerário Franciscano, na pretensão de reforçar a coerência do discurso / teoria com o clima organizacional, propondo o testemunho de vida, pautado em atitudes coerentes. Nesse sentido, foi importante o aprofundamento e estudo do carisma franciscano para revigorar a missão evangelizadora das Escolas e Universidade Franciscana, como instituições católicas.

Published

September 16, 2024

Categories

HOW TO CITE

Details about this monograph

Physical Dimensions