Aprendendo a Pensar Como um Economista: Curso de macroeconomia
Synopsis
Por que a economia parece assustadora para a maioria das pessoas? A economista inglesa Joan Robinson tem uma explicação para isso. É porque, disse ela, a “economia é um hábito de pensamento que, para qualquer um que o possua, aparece como simples senso comum. Uma pessoa só lhe dá valor quando começa a discutir com alguém que não o possui”.
Devido à preocupação com o problema econômico, o economista é visto, muitas vezes, como um sujeito pessimista ou até catastrofista. A própria economia já foi chamada de “ciência lúgubre”.
Este livro, escrito de forma didática, como se o leitor estivesse numa sala de aula de macroeconomia, pretende ajudar a desenvolver o hábito de pensar como um economista. Os economistas, ao contrário do senso comum, não falam nenhuma língua estranha (“economês”). Quando os economistas escrevem ou falam, eles pensam embasados em modelos que separam algumas variáveis de uma realidade complexa demais para ser analisada na sua totalidade. A partir daí, deduzem o resto logicamente. Não há nenhum segredo nisso.