Francisco de Assis: um itinerário de conversão e vivência do amor
Keywords:
Terceira Ordem Franciscana, Espiritualidade FranciscanaSynopsis
No contexto deste oitavo centenário do Memoriale propositi (Regra antiga), a obra de Ir. Dirce Margarida Limberger é, particularmente, importante para evidenciar a espiritualidade e a missão evangélica da Terceira Ordem Franciscana na história de hoje: seguir Cristo mais de perto, amar a Deus com entusiasmo vivo, amar o próximo como a si mesmo e a todas as criaturas, espelho da perfeição divina. Cada Instituto franciscano segue Cristo mais de perto, segundo o modelo de São Francisco de Assis. Ele se move a partir do binário espiritual de conversão contínua (penitência) e obras de misericórdia e (amor a Deus e amor ao próximo).
A autora, que aperfeiçoou os estudos na Pontifícia Universidade Antonianum de Roma, ilustra bem estes valores fundamentais, que são como a alma da sociedade cristã. Expressa que São Francisco de Assis, seguindo o exemplo de Cristo e inspirando-se no Evangelho, transforma a sua própria vida e realiza um intenso serviço de evangelização. A sua atividade missionária estendeu-se a horizontes sem limites, pois o santo percorreu regiões da Itália, foi à Terra Santa e ao Egito, rumo ao Norte da África. Ele, abençoado pelo Papa Inocêncio III, partiu com seus frades “rumo à evangelização do mundo” (Legenda dos Três Companheiros, 53).
Muitos freis e irmãs da Terceira Ordem continuam a missão evangelizadora de São Francisco de Assis no mundo de hoje e ajudam o próximo com iniciativas de caridade. Muitos homens e mulheres alcançaram as alturas da santidade. Em média, 416 Santos, Beatos, Servos de Deus e Veneráveis serviram na Ordem Terceira Franciscana. Santa Isabel da Hungria (1207-1231) foi uma figura ímpar, proclamada padroeira da Ordem.
Com base nessa encantadora realidade, Ir. Dirce Margarida Limberger oferece uma preciosa contribuição para partilhar uma história gloriosa e um projeto profético.
Pe. Lino Temperini, TOR