Estudos das Mídias: da produção ao consumo
Keywords:
Publicidade, MídiaSynopsis
Em busca da reputação
O Centro Universitário Franciscano – Unifra - coloca no mercado editorial um dos “filhotes” do seu curso de Comunicação Social, no qual são oferecidos os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. O livro aqui apresentado é um dos produtos dos vários projetos desenvolvidos, neste ambiente universitário, situado na região Central do Rio Grande do Sul e que destaca um apreciável espaço laboratorial voltado para a formação acadêmica e profissional da área da Comunicação.
Trata-se de uma obra que reúne trabalhos de professores e alunos, produzidos no âmbito de vários projetos de pesquisa e de experimentação e que refletem a natureza e os objetivos do projeto pedagógico, e sobre o qual se assenta o trabalho formativo e educativo de orientação franciscana.
Inevitavelmente, aquele que é colocado no lugar de apresentador de um livro explicita ângulos e convicções pessoais que decorrem da leitura resultante do encontro que estabelece com o texto. Nessas condições, destaco, pelo menos, duas questões que me foram suscitadas como efeito de sentido, advindas do manuseio dos textos examinados.
Primeiramente, algo que explicita a metáfora com que o livro é nomeado, no inicio desta apresentação. Quando referido como um dos “filhotes”, o que se deseja dizer é que a publicação é um dos produtos do trabalho de uma equipe docente e de pesquisadores desafiados por uma das principais exigências que qualifica, hoje, o trabalho universitário: a reputação.
Ao observar o cenário em que este projeto se desenvolve, os pensamentos me deslocam para um passado mais distante, nos anos 70, quando uma outra equipe, jovem, generosa e criativa como esta, apresentava-se como uma espécie de “grupo precursor”. Num ambiente mais ou menos parecido, na emergente Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte), nascia a sua Faculdade de Comunicação e, com ela, vários projetos parecidos como este tecido pela Unifra e que tratavam de distinguir a sua identidade e de credenciar a importância do seu lugar no contexto do ensino da comunicação no Brasil. Três décadas depois, os ventos vividos naquele ambiente educativo do Sudeste, deslocam-se para as fronteiras sul do Brasil, numa espécie de atualização de valores, movidos pela força de instituições e de suas tradições.
Entre os anos 70 e os atuais, ocorreram muitos fatos no ambiente comunicacional e universitário, produzindo mutações, dentre outras, aquelas que afetaram o papel da universidade e dos seus processos formativos. Entretanto, é a presença da força da tradição, situada em instituições seculares, que faz com que alguns projetos consigam superar a mesmice da matriz que caracteriza o projeto educacional universitário.
No lugar da repetição, há a adoção de vários ingredientes que redesenham o ensino: apresenta-se o modo de ser dos laboratórios, as possibilidades do trabalho cooperativo entre professor-aluno, a abertura de experimentações comunicacionais envolvendo novas relações com a comunidade, a formulação de novos produtos como este livro, agora lançado. Essas e outras indicações permitem uma “ponte” com um segundo registro e que tem uma relação direta com o livro.
Lendo seus capítulos, observa-se que se trata de um projeto diretamente referido ao dia-a-dia desta nova atividade formativa. Ao mesmo tempo em que se destaca como um projeto de “ambiente laboratorial”, reúne, na singularidade do seu formato, a reflexão de professores e alunos sobre projetos, pesquisas, seminários, exercícios de salas de aula, trabalho de campo, etc., desenvolvidos nos eixos de trabalho constituídos pelos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. A estratégia de visibilizar, na forma de um produto editorial, um determinado estilo de trabalho, sinaliza para um modo distinto através do qual este curso “fala de si mesmo”. Ao invés da veiculação de matérias publicitárias, fez do livro o principal suporte de apresentação de sua marca e dos seus produtos. E é justamente o emprego desse critério que aponta os cuidados com a reputação de uma proposta universitária.
Restaria dizer duas ou três palavras sobre o livro, na condição de um dos seus primeiros leitores. Como vimos, professores e alunos são autores, assinando sozinhos ou em parceria uma dezena de artigos, nos quais refletem sobre várias questões que envolvem o jornalismo e a publicidade.
Os conteúdos eleitos sinalizam que os autores contatam problemáticas contemporâneas e que, aparentemente, se restringiriam aos grandes centros universitários. O que se observa, é o bom tratamento teórico e metodológico dado aos assuntos examinados, o que é reforçado pelos recursos às fontes bibliográficas que frequentam as melhores revisões sobre o “estado da arte” de alguns temas. Certamente, a escolha de tema, a problematização de questões eleitas como focos dos artigos, o manuseio bibliográfico, o senso de observação manifestado no trabalho de campo, dentre outros aspectos, correspondem à cultura adquirida e elaborada pelos professores-autores, quando dos seus estudos de pós-graduação. Estamos, para fins didáticos, diante de um dos melhores exemplos de como se dão os impactos da formação de um pesquisador e professor no seu ambiente e nos produtos do seu trabalho.
O conjunto de artigos aponta, certamente, para percursos que este “grupo emergente” faz para sua consolidação, enquanto membros de um programa de estudo. Se os suportes e linguagens são a sua diversidade, eleitos como objetos, os processos midiáticos, nas suas mais diferentes manifestações, são também objetos de comentários, apreciações e de observações, mediante a articulação de instrumental analítico e conceitual que chancela a qualidade do elenco de reflexões reunidas neste livro.
Não importa o destino do livro: se for para biblioteca, se regressa para sala de aula ou se fará outros vôos, ingressando no circuito de intercâmbios, uma vez que o autor perde o controle sobre a sua obra... Certamente, seus autores devem celebrar a sua existência. Mas devem, através dele, da referência que ele provoca, experimentar os próximos passos, escrever e debater novos textos que estejam a serviço desta causa tão buscada que é a da reputação de um projeto de ensino. Essa se faz, com certeza, com estes “pequenos”, mas grandes empreendimentos.
Prof. Dr. Antonio Fausto Neto