6º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas: A Integralidade dos saberes na Educação Franciscana

Autores/as

Noemi Boer
Lia Margot Dornelles Viero
Geovana Montanha Trevisan

Sinopsis

O 6º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas, realizado em 2015, reuniu a comunidade das escolas mantidas pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, para refletir acerca da integralidade dos saberes na Educação Franciscana.

Sem descuidar dos princípios filosóficos que norteiam a educação franciscana, a programação do Congresso procurou contemplar saberes científicos, pedagógicos e experienciais, inerentes à prática docente. Desse modo, os enfoques e a reflexão, que permeou as diferentes sessões do evento, voltaram-se a minimizar as fronteiras entre o conhecimento acadêmico, o conhecimento cotidiano e a cultura franciscana.

Saberes relativos à prática docente foram apresentados no tripé de relações entre professor, aluno e conteúdo. O ensino, como organização de situações capazes de contribuir para a produção do conhecimento e como competência necessária à dimensão técnica da ação pedagógica, foi contemplado na apresentação dos trabalhos elaborados pelas escolas. Nessas ações, destaque, não menos importante, foi atribuído à aprendizagem escolar, na perspectiva de construção do conhecimento pelo próprio aluno. Isso pressupõe uma reelaboração do saber trabalhado pelo professor, mediante síntese sobre o que o estudante vivencia em sala de aula e o que busca conhecer.

Identificou-se, também no discurso e nas práticas escolares, a relação interdisciplinar entre o ser humano, a natureza e o mundo, baseada em valores que estimulam a solidariedade, a igualdade e o respeito aos direitos humanos. Como marca do Congresso, cabe ressaltar a espiritualidade, a alegria dos participantes e a postura acolhedora que resulta na integração da comunidade de cada uma das nove escolas que compõem a Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte. Portanto, os Anais, que apresentamos, contêm uma parcela da história construída com o trabalho de muitas mãos. São os professores, alunos, pais, funcionários e direção dessas escolas, que, no cotidiano, traçam o perfil pedagógico, inspirados na Paz e no Bem de Francisco de Assis.

Organizados em cinco seções, os Anais do 6° Congresso Nacional das Escolas Franciscanas contêm, na primeira seção, a relação das comissões de trabalho, a programação do evento e os pronunciamentos de abertura, da Profª. Lia Margot Dornelles Viero, Coordenadora do evento, da Irmã Maria Aparecida Marques, Ministra Provincial das Irmãs Franciscanas e da Profª. Valderesa Moro, Diretora Presidente da SCALIFRA-ZN. O primeiro discurso enfatiza a pertinência do tema integralidade dos saberes na Educação Franciscana. O segundo discurso, a partir do símbolo de um icosaedro, convida os congressistas a uma reflexão sobre a integralidade dos saberes na educação franciscana. O terceiro discurso convida os congressistas a olhar a vida com cuidado seja a partir de dentro da escola, seja a partir de dentro de nós mesmos, lugar ou estado de integralidade em que nos constituímos como seres de inteireza.

Na segunda seção, é apresentada a síntese das duas conferências proferidas no Congresso. Em O imperativo ético da educação, o prof. Dr. Ricardo Timm de Souza, da PUCRS, aponta a condição humana como questão filosófica central da ética que possibilita pensar o humano e a vida em geral. Defende que não se pode pensar em Educação independentemente da responsabilidade ética a qual a sustenta e a significa.

Na Conferência Neurociência e a integralidade dos saberes na Educação, a Profª. Dra. Leonor Bezerra Guerra, da UFMG, defende que a educação é mediadora do desenvolvimento que propicia ao ser humano a aquisição dos mais diversos comportamentos. Esses comportamentos, essenciais para sua convivência social, adaptação à variabilidade do ambiente e sobrevivência como indivíduo e espécie, estão relacionados ao funcionamento do sistema nervoso, mais especificamente do cérebro. A neurociência contribui para o entendimento do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos indivíduos.

A terceira seção dos Anais é composta pelas sínteses das nove Oficinas. Alinhadas ao tema central do congresso, as Oficinas abordaram aspectos referentes à pesquisa sobre aprendizagem e transtornos da leitura; ensino de artes e possíveis abordagens metodológicas; o cérebro e conhecimentos neurocientíficos para professores e alunos da educação básica; a arte, integrando saberes, voltada às linguagens específicas, aos bens patrimoniais e à preservação cultural; espiritualidade franciscana e a integralidade de ser, contemplando as diversas dimensões que compõem a pessoa humana; ética e segurança na internet, com destaque à educação para a cidadania digital na era da hiperconectividade e aos novos desafios; a experiência da integralidade pela prática do yoga tendo presente a experiência consciente da integração mente, corpo e espírito; ética e educação e os valores franciscanos na formação humana, baseada em uma abordagem filosófica acerca da crise dos valores morais e das instituições sociais em tempos pós-modernos; o admirável mundo da Nanociência, que envolve o conhecimento das propriedades e potencialidades de materiais que apresentam sua estrutura em uma escala que corresponde a um bilionésimo de metro, denominada “nano”.

Integram a quarta seção dos Anais resumos de vinte e nove trabalhos apresentados na modalidade de comunicação oral. Esses trabalhos foram elaborados nas escolas a partir dos Seminários Preparatórios do Congresso, com carga horária de 12 horas. Para subsidiar as ações, a Comissão Central fez indicação de leitura das obras: Professores imagem do futuro presente, de Antônio Nóvoa e A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento, de Edgar Morin.

Compõe a quinta seção o texto síntese do Painel Educação Franciscana: propostas e perspectivas para integralidade dos saberes, de autoria do Dr. Márcio Paulo Cenci, Profª. Mitiele Seixas e da Profª. Paula Simone Bolzan Jardim. Os autores resumem as principais ideias discutidas durante o Congresso, tecem considerações a respeito da formação humana e cidadã e mostram como se conectam as instituições com a Educação Franciscana.

Aprendizado e desafios do Congresso 2015 compõe a última parte dos Anais. Márcio Paulo Cenci e Mitieli Seixas sintetizam o posicionamento avaliativo das escolas em relação ao evento. Nas Palavras Finais, a Profª. Valderesa Moro reafirma o compromisso com uma prática pedagógica que promova o crescimento e o fortalecimento de valores necessários à construção de um ser humano voltado para a Paz e o Bem.

Acreditamos que as reflexões contidas nos textos, aqui reunidos, contribuem para alcançar a integralidade dos saberes, tendo como pano de fundo a singularidade da filosofia franciscana. A Comissão Central do 6º Congresso agradece aos autores por disponibilizarem suas produções para compor estes Anais e reconhece a importância da participação ativa dos congressistas.

Desejamos a todos uma profícua leitura!

Profª. Drª. Noemi Boer

Coordenadora da Comissão de Anais

Descargas

Publicado

diciembre 1, 2015

Categorías

CÓMO COTIZAR

Detalles sobre esta monografía

Propietario (01)

2175-0319

Dimensiones físicas