O Olhar Feminino No Cinema

Autores/as

Maria Cristina Tonetto

Sinopsis

Na atualidade, uma análise do olhar do espectador quanto à representação do feminino no cinema requer uma investigação objetiva e historicamente determinada. Trata-se de definir o con­texto histórico-social que dá suporte para tal entendimento, o que significa pensar também por um viés da semióti­ca, da história e da psicanálise, é o que fazem os autores dos textos expostos neste livro. Em relação às personagens, a referência se constrói não somente em cima de um objeto - a mulher, no caso -, mas em oposição a outras ca­deias de significações.

Nesses textos, a relação entre o es­pectador e a imagem não se estabelece apenas por meio da percepção visual, vai além: nessa troca, são consideradas as crenças, as emoções, os afetos e a cultura, temas ligados a códigos sociais e ideológicos.

Deve-se, assim, compreender que as imagens de representação do feminino são construídas, cotidianamente, por meio de inúmeros aparatos e são pro­duzidas para certos fins. Sendo constru­ções sociais e objetivas, não trazê-las para o campo ideológico seria adotar uma posição arbitrária e reducionista, posto que as relações de poder não são estáticas, mas também construídas, não como fatos isolados e particularizados, mas constituintes de toda uma realida­de social.

Nas sociedades dominadas pelo mas­culino, faz-se importante analisar as perso­nagens dos filmes citados sob um ponto de vista crítico, rompendo com a construção do corpo feminino visto essencialmente por um prisma de poder de um sexo sobre o outro, o olhar do espectador é mediado por um sistema social em que prevalece a autorida­de machista.

A representação do corpo feminino é destinada a dar prazer e a oferecer ao espectador o corpo como objeto de prazer visual, e o cinema é um dos instrumentos de reprodução ideológica para a exibição de imagens sexualiza­das da mulher. De certa forma, com isso o cinema legitima a “invasão” do olhar masculino sobre o corpo feminino, ten­do a capacidade de formular um con­siderável poder de decisão e um olhar ideológico que se verifica também em vários outros âmbitos da vida social.

Rompendo com a lógica tradicional, destaca-se, nessas abordagens, a traje­tória de personagens do cinema, cujas vidas são aqui analisadas a partir da compreensão do feminino como conse­quência de conflitos sociais e lugar de questões a respeito dos discursos sobre sexualidade, gênero, subjetividade e identidade.

Salette Marchi

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Publicado

noviembre 24, 2013
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Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

97-85-7909-027-1

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