Conexão: Missão Franciscana em Rede
Palavras-chave:
Religião; Educação; Instituto das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade CristãSinopse
Esta edição da Revista Conexão trata da ecologia integral e do cuidado com a nossa casa comum. A abordagem desses temas encontra inspiração na comemoração de 800 anos do Cântico das Criaturas, escrito por São Francisco de Assis, e no transcurso de 10 anos da Encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco.
Desde a publicação dessa Encíclica, em maio de 2015, a contundente posição do Sumo Pontífice sobre as mudanças climáticas, que afetam populações, destroem a biodiversidade e ameaçam a sobrevivência da vida no Planeta, passou a ser compreendida como uma abordagem dos problemas ecossistêmicos e das crises socioambientais.
Nesse contexto, o apelo à fraternidade universal, exaltado no Cântico das Criaturas, conclama à prática do cuidado com nossa Mãe Terra. Ambos os documentos afirmam, de forma imperativa, que a apropriação individual dos recursos deve dar lugar à partilha e à responsabilidade pelo bem comum, por meio de práticas que respeitem os limites dos bens finitos do Planeta e promovam o bem-estar de todos os seres.
Os artigos e as narrativas que compõem este periódico denotam que a temática em questão repercute sensivelmente na vida e nos propósitos das Irmãs Franciscanas e das comunidades onde exercem a missão. Experiências e relatos têm intenso significado evangelizador e expressam estreita relação com a forma de vida franciscana e o cuidado integral à vida. A partir de diferentes lugares de missão e situações reais, as narrativas evidenciam conjunturas que requerem conhecimento, reflexão e tomada de posicionamento em favor do cuidado com a vida. Enfatizam que estamos todos interligados por elementos da natureza, que pertencem também ao outro e são patrimônio comum a toda espécie de vida e de existência.
Como habitantes do planeta Terra, compreendemos que estamos todos conectados, que cada ser vivo, cada elemento físico ou químico tem uma função vital. Essa compreensão alerta para a consciência de que o cuidado e a defesa de todos os seres que compõem a natureza e o bem-estar humano estão intrinsecamente ligados à vida e à saúde da Terra. Isso reforça a importância de uma conduta de cuidado com todas as formas de vida e com o ambiente, reconhecendo que a destruição de uma parte atinge todo o sistema e, portanto,
a sustentabilidade da vida.
As crises que afetam o ambiente e a sociedade clamam por uma profunda conversão ecológica, pois somente pela mudança pessoal e institucional poderemos preservar a beleza e a abundante diversidade da nossa casa comum para as futuras gerações. O bem comum está acima dos interesses individuais.
Conselho Editorial
Ir. Iraní Rupolo
Ir. Maria Ana Klein
Ir. Inês Alves Lourenço