O tratado para banir as bombas clusters e a posição brasileira : Para qualificar o debate nacional

Autores

Gustavo Oliveira Vieira
Santiago Artur Berger Sito

Sinopse

A segunda edição do livro “O Tratado Banindo as Bombas Cluster e a Posição Brasileira: para qualificar o debate nacional” sofreu pouquíssimas atualizações. Este, após 5 anos, permanece atual, infelizmente, pois a posição do Brasil em sua política externa, persistente na exportação desses artefatos, violadores do direito internacional humanitário, e na produção, armazenamento destes, demonstra retrocesso em termos de segurança humana e violação dos princípios que deveriam reger o país em suas relações internacionais – defesa da paz e prevalência dos direitos humanos.

Dentre as partes que sofreram atualizações, listamos o Relatório Brasil, bem como o projeto de lei, que desta legislatura, foi proposto pelo Deputado Rubens Bueno e o número de Estados Partes à Convenção que se ampliou significativamente. No restante do livro, apresentam-se os mesmos textos de 2010, da edição on-line.

De outra banda, a Campanha Brasileira contra Minas Terrestres e Munições Cluster ampliou sua atuação nacionalmente, agora com membros em pelo menos 5 estados e sua coordenação em Brasília, com Gabriel Francisco Silva, o que facilita a inserção nos debates nacionalmente. E recebeu apoio de estudantes de Relações Internacionais de diferentes universidades, salientando recentemente na UFPel e UNILA.

Também os agradecimentos nesta edição devem ser preservados e ampliados à UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que por meio da Pró-reitoria de Extensão permitiu a produção desta edição em modo impresso, pelo PROFIEX 2014 ao projeto “Desarmamento Humanitário: abordagem política”, bem como aos small grants da ICBL-CMC. E aos novos membros que têm feito tanta diferença no andamento das atividades, como Gabriel Francisco Silva, Mirella Rabaioli, Tássia Santos, Stefian Klein, Nikolas Cayann, Iazana Matualla, Carolina Montenegro, Gisele Branda, Livia Brito, Thiago Iessim, Rafael Seidl e Vitor Alves.

Por fim, convidamos a todos para curtirem nossa página da Campanha Brasileira contra Minas Terrestres no Facebook e acompanharem o website www.dhesarme.org

Pela Paz e pelo fim das minas terrestres e munições cluster!

Foz do Iguaçu, novembro de 2014.

Gustavo Oliveira Vieira

Downloads

Próximo

16 dezembro 2014
COMO CITAR

Detalhes sobre essa publicação

ISBN-13 (15)

978-85-7909-048-6

Dimensões físicas