Aproveitamento Integral de Alimentos
Palavras-chave:
Nutrição, Alimentos, aproveitamento, ReceitasSinopse
A ideia de criar esta cartilha “Aproveitamento Integral dos Alimentos” surgiu em 2010, quando eu ainda era nutricionista voluntária do Lar Vila das Flores (Santa Maria/RS). Naquela época, o Lar, que foi fundado em 2001, atendia 45 famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Cerca de 130 crianças e adolescentes foram beneficiados. O Lar funcionava com o trabalho de voluntários da ONG Parceiros Voluntários e sobrevivia apenas de doações da comunidade. Além do Berçário e Espaço Lúdico, onde as mães deixavam seus filhos no horário em que trabalhavam, o Lar ainda abrigava 70 crianças com idade até 14 anos, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
A partir dessa vivência, surgiu a necessidade de rediscutirmos sobre o número de pessoas que passam fome no mundo e o número de toneladas de resíduos sólidos produzidos, em especial, lixo orgânico. Apesar da grande oferta de alimentos em nosso país, o desperdício de alimentos cresce na mesma velocidade. Por isso, é preciso chamar a atenção para este tema que permeia o nosso dia a dia. Repensar sobre o aproveitamento integral dos alimentos é o primeiro passo para diminuir a quantidade de alimentos que vai parar nas lixeiras diariamente.
O principal objetivo almejado na criação desta cartilha é atingir a população em geral, para que tenham consciência de que é preciso aproveitar o alimento na sua totalidade. Além de conter receitas, nesta cartilha se apresentam sugestões de como evitar o desperdício e, ainda, aborda-se a questão do uso de agrotóxicos e algumas propriedades nutricionais e funcionais dos alimentos. Convido todos a se deliciar conosco!
Gisele Medianeira Barbieri Moro