Como assistir a aulas e apropriar-se do conhecimento
Sinopse
Comecei meu trabalho como professor universitário em 1973 na Universidade Federal de Santa Maria – RS. Em 2004, aposentado pela UFSM, iniciei minhas atividades no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário Franciscano, atualmente Universidade Franciscana. Passados 46 anos de docência em nível de graduação, especialização, mestrado e doutorado, ministrei inúmeras disciplinas para diferentes turmas de alunos da graduação e pós-graduação. Constatei que muitos alunos se apropriavam do conhecimento rapidamente e conseguiam ir além do que era ministrado em sala de aula, enquanto outros apenas conseguiam a nota mínima de aprovação. Analisando essas diferenças de aprendizagem, concluí que a apropriação dos princípios físicos, químicos e biológicos de cada conteúdo ministrado foi o diferencial na capacidade de raciocínio e de aprendizagem. Neste livro, são apresentadas recomendações, princípios e observações obtidas durante todo o período de atuação como professor que poderão ser utilizadas por você.
No livro, destacam-se os princípios da aprendizagem e o que os estudantes podem fazer para otimizar o tempo de estudos a fim de apropriarem-se dos conhecimentos ministrados pelos professores. Ensinar não é tarefa fácil, demanda muita dedicação, discernimento, sensibilidade e, mais do que tudo, capacidade de ouvir e sentir as dificuldades dos alunos em relação aos conteúdos ministrados. Por outro lado, apreender é a atividade dos estudantes. Os alunos são os que assistem às aulas e estudantes são aqueles que estudam e, portanto, apreendem.
Este livro contém sugestões para você se tornar um bom estudante, programar seus estudos e hábitos. Além disso, constam recomendações que permitem ao leitor o melhor ajustamento em seu novo ambiente de trabalho. Leia cuidadosamente e aplique os princípios e recomendações que realmente contribuam para a sua aprendizagem.
Afranio Almir Righes