7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas: Sustentabilidade da vida

Autores/as

Noemi Boer
Lia Margot Dornelles Viero
Geovana Montanha Trevisan

Palabras clave:

Educação, Escolas Franciscanas, Pedagogia Franciscana

Sinopsis

A Comissão Organizadora do 7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas, realizado de 02 a 04 de maio de 2018, elegeu o tema Sustentabilidade da Vida para orientar a reflexão pedagógica e a elaboração de trabalhos artísticos, desenvolvidos por professores e alunos das instituições que integram a Rede de Educação  SCALIFRA-ZN.

O tema do Congresso é atual e alinha-se com a pauta de discussões de inúmeros setores das sociedades contemporâneas, incluindo, aqui, o sábio entendimento do Papa Francisco, tão bem elaborado na Carta Encíclica Laudato Si'. Além disso, é um desdobramento do conceito de desenvolvimento sustentável que surgiu de muitas reflexões sobre a sociedade e sua possibilidade de colapso, constatada a partir de estudos científicos, divulgados em diversos encontros internacionais, desde a década de 1970. No final da década de 1980, o conceito de desenvolvimento sustentável ganhou força e, a partir da Conferência Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, foi incorporado aos documentos e ações da Organização das Nações Unidas (ONU). Apoia-se, basicamente, no entendimento de que as gerações atuais devem atender às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de atender às necessidades das gerações futuras. Esse  entendimento requer a necessidade de implementação de uma nova visão de desenvolvimento econômico, algo que garanta a produção de bens e serviços e, ao mesmo tempo, atenda às necessidades básicas do ser humano e à preservação ambiental. 

Em seu sentido mais amplo, a estratégia da sustentabilidade visa à promoção da harmonia entre os seres humanos e entre a humanidade e a natureza. Preservar os recursos naturais, estimular a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, tanto a presente como a futura, sem frear o desenvolvimento econômico, é um desafio que exige consenso internacional.  Para tanto, requer, além de um sistema sociopolítico, econômico, tecnológico e de produção, a efetiva participação dos cidadãos nos processos decisórios e o entendimento de que essa dimensão passa pelos processos educativos do ser humano.

Nesse sentido, a educação inspirada em Francisco de Assis tem muito a colaborar com a formação de todas as pessoas que comungam dos princípios de Paz e Bem. Sem perder de vista o conhecimento técnico-científico, a dimensão pedagógica, vivenciada nas instituições franciscanas, privilegia a espiritualidade, a formação ética e o saber ambiental de seus estudantes e colaboradores. Esses  aspectos o leitor poderá observar nos textos que compõem os Anais que ora apresentamos.

Organizados em quatro seções, os Anais do 7° Congresso Nacional das Escolas Franciscanas contêm, nos elementos pré-textuais, as credenciais, a relação das escolas mantidas pela SCALIFRA- ZN, a relação das Comissões de Trabalho e a Programação. Na primeira seção, constam os pronunciamentos de abertura do evento: Profª. Lia Margot Dornelles Viero, Coordenadora da Comissão Central do Congresso; Irmã Nilvete Soares Gomes, Ministra Provincial da Província do Imaculado Coração de Maria, Santa Maria/RS; Profª.  Valderesa Moro, Diretora Presidente da SCALIFRA-ZN.

Na sequência, são apresentados os textos da primeira conferência com o tema Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (CHIS): você também pode viver uma! proferida pelo Prof. Dr. Eduardo Moreira da Costa, da PUC-Rio e da UFSC, e o texto relativo à segunda conferência, Sustentabilidade da vida: Laudato  Si' e os caminhos da esperança, proferida pela antropóloga Moema Maria Marques de Miranda, do Instituto Teológico Franciscano,  Petrópolis/ RJ.

Compõem a terceira seção dos Anais os Resumos de 12 Oficinas, ministradas por professores das instituições franciscanas. Os temas são variados e contemplam: a espiritualidade ecológica, a integralidade do ser humano; a educação musical e a poética do cotidiano; a educação tecnológica; o direito ambiental; a sustentabilidade dos recursos naturais, como a água; a agricultura sustentável; a reutilização de equipamentos eletrônicos e de resíduos sólidos.

Na quarta seção, são apresentados 24 trabalhos artísticos, com a foto e o resumo explicativo de cada obra.  Os trabalhos envolvem escultura e diferentes técnicas relacionadas às artes plásticas.  O  tema de cada obra confeccionada tem relação com o tema central do Congresso: Sustentabilidade da Vida. Como fechamento dessa seção, é apresentada uma síntese sobre o Educar para a Sustentabilidade, e o texto Palavras Finais, encerra os anais do 7º Congresso Nacional das Escolas Franciscanas. 

Desejamos a todos uma ótima leitura. 

Profª. Drª. Noemi Boer 

Coordenadora da Comissão de Anais

Descargas

Publicado

septiembre 1, 2018

Categorías

CÓMO COTIZAR

Detalles sobre esta monografía

Dimensiones físicas